“Eu vivia numa bolha, o cafetão de antigamente é o abusador de hoje”, destaca Soila Mar, coordenadora do NEP – Núcleo de Estudos da Prostituição, no primeiro dia de Formação Interna da Somos, na sede da organização.

Para o ano de 2025, a Somos organizou formações mensais com temas diversos, sendo o primeiro deles, o trabalho sexual. As atividades aconteceram em dois momentos, nos dias 4 e 13 de fevereiro, tendo em vista contemplar os profissionais voluntários da ONG e os extensionistas do CRDH – Centro de Referência de Direitos Humanos/UFRGS.
As ativistas e fundadoras do NEP, Tina Rovira e Soila Mar, falaram sobre as dificuldades e os estigmas sociais relacionados a criação de uma organização, que tivesse como foco promover direitos das trabalhadoras do sexo, no final dos anos 80.
Foi em 1989 que o NEP nasce como uma organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos. Neste mesmo ano que ocorreram as primeiras denúncias na imprensa sobre violações de direitos cometidas contra as prostitutas. Já em 1991, mais de 40 mulheres profissionais do sexo se reuniram, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, para protestarem contra a violência policial.
Desde então, o núcleo vem atuando junto às mulheres prostitutas, desempenhando um papel fundamental na promoção da cidadania das profissionais, realizando importantes mediações sociopolíticas, promovendo a transformação da identidade e da autoestima das mulheres prostitutas, denunciando processos discriminatórios, bem como se envolvendo em debates públicos que legitimem suas existências.
Nos dias da formação também foram debatidas questões contemporâneas no dia a dia da prostituição, como por exemplo, o uso das novas tecnologias e das plataformas digitais no cotidiano das profissionais.

As formações internas na Somos irão abordar temas que estejam relacionas aos direitos humanos, diversidade de gênero e sexualidade. A proposta é que se possa instrumentalizar e qualificar o trabalho dos voluntários e dos extensionistas do CRDH, que atuam no atendimento de pessoas LGBTI+ na sede da Somos.
Comments