Chegou o Carnaval, e nesse clima de festa e folia fica mais fácil de vacilar no autocuidado, como não utilizar algum método de prevenção ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A gente sabe que são dias de muita curtição, beijo na boca, pegação e, às vezes, rola aquele momento de empolgação. E tá tudo bem! O importante é aproveitar com consciência e lembrar que o cuidado com a saúde deve ser o primeiro convocado para a folia.

Pensando nisso, a Somos desenvolveu uma ação de comunicação com o slogan “Não espere a quarta-feira de cinzas” para informar sobre o uso da PEP, que é a Profilaxia Pós-Exposição, ou seja, quando a pessoa já teve contato sexual sem alguma proteção e quer prevenir que não ocorra a infecção pelo HIV.
O slogan indica que a busca ao tratamento preventivo com a PEP deve ser o mais rápido possível, pois quanto antes for iniciado, mais eficaz ele será: “A PEP é o uso de medicamentos antirretrovirais após um possível contato com o HIV, devendo ser iniciada logo após a exposição de risco, preferencialmente nas duas primeiras horas”, explica Lara Colles de Oliva Araujo, farmacêutica, que atua como ponto focal do projeto A Hora é Agora na capital gaúcha.

"O uso das profilaxias ainda é muito vinculado à promiscuidade e à orientação sexual, fragilizando a adesão ao tratamento preventivo”, explica Lara, sobre os desafios relacionados ao estigma nos cuidados da saúde sexual.
Embora as estratégias de prevenção do HIV exijam diferentes abordagens, considerando as diversas populações e suas vulnerabilidades, a PEP é indicada para qualquer pessoa que teve um possível contato com o vírus.
Saiba mais como a PEP funciona e onde buscar no período do carnaval
A PEP é uma opção de urgência para quem teve uma exposição de risco ao HIV. Deve ser iniciada o mais rápido possível, preferencialmente nas duas primeiras horas após o contato e, no máximo, em até 72 horas. O tratamento dura 28 dias, através de uso de medicamentos orais e deve ser seguido corretamente para garantir a eficácia.
"A PEP é fornecida gratuitamente pelo SUS e é uma estratégia essencial na prevenção da infecção pelo HIV. Em Porto Alegre, onde temos uma epidemia generalizada do vírus, garantir esse acesso é fundamental”, destaca Lara. Além de prevenir a infecção, o atendimento para a PEP incluirá a testagem e o acompanhamento para outras ISTs.
Para quem precisar da PEP durante o período de carnaval, quando as unidades de saúde – os postinhos – e Centros de Testagem estarão fechados, a recomendação é buscar atendimento nas UPAs Lomba do Pinheiro, Moacyr Scliar, Bom Jesus e Cruzeiro do Sul. (confira abaixo o endereço desses serviços). Enquanto tratamento preventivo, a PEP também é indicada em casos de violência sexual ou acidentes ocupacionais.
Durante o feriado (28/2 a 5/3) não estão previstas campanhas de prevenção nas ruas de Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde informa que ações serão realizadas durante os desfiles das Escolas de Samba na capital, no Complexo Cultural Porto Seco, nos dias 14 e 15/3. Nessas datas, profissionais de saúde estarão realizando testagens rápidas, distribuindo preservativos e orientando sobre o acesso às profilaxias para o HIV.
Embora a PEP seja um tratamento preventivo de urgência, existem também diferentes métodos de prevenção que, usados de forma combinada, garantem uma maior proteção, entre eles destacamos:
Uso de camisinha interna e externa
Uso do gel lubrificante
Manter a testagem em dia
Profilaxia de Pré-Exposição (PrEP).
Agora, se nesse Carnaval, você passar por alguma situação de risco, como transar sem camisinha ou ela estourar, lembre-se: não espere a quarta-feira de cinzas! Aproveite os dias de festa com alegria e não demore para buscar ajuda. Peça a PEP, sua saúde vem em primeiro lugar.
Veja aqui os endereços das UPAs que estarão abertas durante o feriadão de Carnaval para PEP, em Porto Alegre
Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5110, parada 12) Moacyr Scliar (Rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com a avenida Assis Brasil)
Bom Jesus (Rua Bom Jesus, 410, esquina com a Rua São Felipe)
Cruzeiro do Sul (Rua Professor Manoel Lobato, 151)
Para mais informações, acesse:
· Unidades de Saúde de Referência – Mapa POA
Comments