Hoje a Somos recebeu representantes do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), que chegaram ao estado para a Inspeção Nacional LGBTI. As atividades serão conduzidas pela coordenadora geral do órgão, Bárbara Suelen Coloniese; pelo coordenador substituto, José de Ribamar Araújo e Silva; e pela perita Ronilda Vieira Lopes, com a participação de organizações locais, entre elas a Somos, com objetivo de averiguar as condições da privação de liberdade de pessoas LGBTI+. O MNPCT é um órgão federal criado para a prevenção da tortura em espaços de privação de liberdade, atendendo à Convenção Contra a Tortura das Nações Unidas.
A Somos, entre suas atividades do projeto Passagens, representa a pauta LGBTI+ no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), órgão colegiado que monitora essas violações de direitos no Brasil.
Os peritos receberam o Manual para a Qualificação do Atendimento de LGBTI+ na Justiça Criminal, publicação do projeto Passagens que também está disponível para download.
Comments