Somos integra o Comitê de Equidade do Rio Grande do Sul
- ongsomos

- há 7 dias
- 2 min de leitura
Participação reforça o compromisso da Somos com a valorização das pessoas trabalhadoras e a promoção da diversidade no SUS

A Somos agora faz parte do Comitê de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde (SUS/RS) — um espaço intersetorial que reúne instituições e profissionais comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas de equidade e com o enfrentamento das desigualdades no ambiente de trabalho e na educação em saúde.
Com atuação alinhada ao Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras, do Ministério da Saúde, o comitê busca garantir que o SUS seja também um espaço de promoção da diversidade, da dignidade e da vida.
Representação da Somos no Comitê
Representando a instituição, integram o comitê Karla Freitas, coordenadora do serviço de atendimento, e Guilherme Ferreira, diretor técnico da Somos. A presença da organização nesse espaço reforça um compromisso histórico com a defesa dos direitos humanos e com a construção de um sistema de saúde mais justo e igualitário.
“Um passo em direção ao horizonte civilizatório”
Para Guilherme Ferreira, o Comitê Estadual de Equidade no SUS é uma iniciativa fundamental e compõe uma série de esforços, nas três esferas do nosso sistema político, de incluir o debate da equidade de raça e gênero no trabalho de profissionais e futuras profissionais do SUS.
Ele destaca que as desigualdades não afetam apenas as pessoas usuárias do sistema, mas também quem atua nele:
“Sabemos que não são apenas as usuárias e usuários da saúde que sofrem com o racismo, o machismo, a LGBTfobia e outras formas de opressão: essas experiências também participam do cotidiano de trabalho de profissionais negras e negros, mulheres e LGBTI+.”
Segundo Guilherme, fomentar espaços de educação permanente, construir protocolos de acolhimento e ações afirmativas de seleção de profissionais são passos essenciais “em direção ao horizonte civilizatório defendido pela Somos”.
Compromisso com a diversidade e a promoção da vida
Já Karla Freitas reforça que a participação da Somos no Comitê de Equidade do Rio Grande do Sul representa um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção da equidade de gênero, raça e etnia.

Para ela, essa atuação conjunta permite que a instituição contribua técnica e politicamente na formulação de estratégias e ações que promovam a valorização das trabalhadoras e dos trabalhadores da saúde.
“Integrar o comitê é reafirmar o compromisso com um SUS pautado na diversidade, na dignidade e na promoção da vida”, conclui Karla.




Comentários