top of page

Parada Livre 2023

 Chegou a hora de TRANSgredir e TRANSar direitos para todes!


No próximo domingo, dia 10, vamos nos encontrar na Redenção a partir do meio-dia para lutar por mais direitos e celebrar a vida das pessoas LGBTI+.



Falta pouco mais de uma semana para a 26ª edição da maior parada LGBTQIAPN+ do Rio Grande do Sul.




___


MANIFESTO:


É tempo de esperançar, é tempo de TRANSgredir e TRANSar direitos para TODES. Ano passado, a DEMOCRACIA teve uma conquista diante do autoritarismo e do ódio. Porém, parafraseando Angela Davis, "a democratização é uma luta constante", por isso, neste ano, convidamos TODES para lutar conosco!


Infelizmente, há diversos projetos de sociedade LGBTfóbicos, tentativas de retrocesso dos direitos que conquistamos e obstáculos para aqueles que precisamos conquistar. Ou seja, ainda não conquistamos CIDADANIA PLENA para pessoas LGBTI+ em nosso país, tampouco equidade de gênero e sexual para TODES, em TODAS as instâncias, como Saúde, Moradia e Educação.


Por isso, demandamos políticas públicas de reparação à LGBTfobia estrutural INTERSECCIONADAS. Afinal, pessoas LGBTI+ não são todas brancas, sem deficiência, magras e de classe média. Há diversidade entre nós. Precisamos combater em conjunto o racismo, o capacitismo, a gordofobia, etc.


Falando nisso, um grande alvo tem sido a população trans (homens e mulheres trans, travestis e não-bináries). O Brasil segue como o país que mais mata pessoas trans no mundo. Estamos acompanhando um genocídio que se dissemina até através da linguagem, pois a censura à linguagem neutra trata-se da negação da existência de pessoas não-binárias. Não podemos banalizar essas violências e PRECISAMOS fomentar e normalizar as histórias positivas.


Há dez anos conquistamos o casamento LGBTI+, há cinco anos as transidentidades foram despatologizadas e nesse ano ocorreu o 1º Encontro Nacional do Movimento Bissexual Brasileiro! Nunca na história do país houve tantos mandatos de pessoas LGBTI+, com destaque para mulheres negras trans e lésbicas!


Mas queremos mais! Vamos ocupar a ciência, a política, a arte e todos os lugares que disseram não ser para nós, mas nos quais temos direito de estar!


Porém, para isso, precisamos dos nossos DIREITOS GARANTIDOS. Precisamos de políticas públicas que contemplem nossas vidas e diversidades!


Por isso, no DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, convidamos vocês a TRANSgredir e TRANSar direitos para todes! ___



A ONG Somos, um ano mais, é parte da organização da Parada Livre de Porto Alegre. Domingo 10/12, 12h, Parque da Redenção.



Commentaires


bottom of page